NATAÇÃO INFANTIL: O DESPERTAR PELA PISCINA

* Por Rondinelly Silva
Aprender a nadar é uma verdadeira aventura para o bebê, não é mesmo? O prazer em estar numa piscina, de brincar, de sorrir ou até mesmo de se adaptar, torna a prática uma agradável experiência para a família.
Nos dois primeiros anos de vida, o bebê está na fase das descobertas. Dentro da água não é diferente. Esse bebê quer se movimentar e explorar seu corpo na água. Aos poucos, com a prática da natação, ele faz associações de movimentos muitas vezes através da música. Logo, a natação ajuda a explorar o seu corpo, o espaço e os objetos no meio líquido.
A partir dos três anos aproximadamente, a criança já passa a ter mais liberdade de movimento, desenvolvendo cada vez mais sua habilidade motriz. É através de diversos recursos materiais e do uso do seu próprio corpo que criamos condições para que ela desenvolva gradativamente sua autonomia total na água.
Portanto, após os três anos, a criança apresenta maior controle do seu corpo na água e começa a perceber a noção dos riscos no meio líquido assim como a ter noções de sobrevivência. Devemos permitir que a criança explore o ambiente, mas sempre com a supervisão de um adulto ou de um professor para que ela desenvolva cada vez mais essa autonomia.
Agende uma aula experimental!
Rondinelly Silva
Coordenador JR Assessoria Esportiva
62 99637 8058